5 benefícios da espelta, o cereal de moda que você não pode perder

Alguns cereais são tão completos e benéficos como a espelta. Este cereal tem se tornado, nos últimos anos, o cereal de moda graças aos seus ótimos benefícios. Mas parecia estar esquecido, nos últimos anos, seu consumo tem sido um importante crescimento. Basicamente são suas propriedades nutricionais e a grande energia que fornece ao organismo o que tornou a espelta em um cereal essencial.


Na atualidade, este cereal, este grão da família do trigo, é muito utilizado para a fabricação de uma infinidade de alimentos como pão, biscoitos, massas, sêmolas, flocos, barras energéticas ou ricos e nutritivos sobremesas. A principal diferença da espelta com o trigo é que o seu conteúdo em proteínas, minerais, vitaminas, fibras e hidratos de carbono é muito maior. Também há que destacar que a casca da espelta é muito mais difícil de remover.


Ao tratar-se de um cereal de grande resistência, capaz de suportar condições climáticas que sejam adversas. Deve-Se ter em conta que, como o trigo e a espelta é composta por glúten, de modo que não é um alimento indicado para pessoas celíacas. Quer saber mais sobre a espelta? Gostaria de saber quem são seus principais benefícios? Siga lendo!


A espelta é um cereal que oferece grandes e importantes benefícios ao organismo, é precisamente por esta razão que não deve faltar em sua dieta diária. Mas, quais são as suas principais propriedades? O que traz para a nossa saúde?


1. Fornece energia


Talvez o benefício mais notável que oferece a espelta é o fornecimento de energia ao organismo. Ao tratar-se de um cereal de grande valor nutricional, especialmente no que se refere às vitaminas do Grupo B, a espelta favorece o metabolismo e cuida do sistema nervoso, permitindo que os nutrientes se transformem em energia. É por esta razão que é um cereal muito consumido por atletas profissionais, especialmente aqueles que levam a cabo esportes de resistência.

chico-musculoso-fazendo-flexões

Rocksweeper || Shutterstock


2. Repara tecidos


Outro dos grandes benefícios que lhe são atribuídos para a espelta é a sua capacidade para ajudar o organismo a reparar aqueles tecidos danificados. Sua composição em magnésio, assim como em ácido silícico, contribui para a reparação dos tecidos corporais, além de fortalecer o sistema imunológico.


3. Protege de doenças


Já ficou mais do que demonstrado que a composição da espelta a torna um cereal muito recomendado para prevenir e/ou proteger o organismo contra determinadas doenças ou patologias. A espelta esta indicada principalmente para proteger de doenças, como a diabetes tipo II, os cálculos biliares, o câncer de mama, doenças cardiovasculares e até mesmo dores de cabeça e o stress.

Syda Productions || Shutterstock

Syda Productions || Shutterstock


4. Melhora a digestão


Outra das grandes qualidades que oferece a espelta é que é um alimento que facilita a digestão, e isso é devido, principalmente, a sua alta quantidade de fibra dietética. Além disso, há que acrescentar que é digerido facilmente, muito mais do que o trigo. Também há que acrescentar que ajuda as pessoas com problemas de prisão de ventre.


5. Melhora o aspecto da pele


Como referido no ponto 3, a espelta, ajuda a combater problemas como dores de cabeça ou estresse, e isso contribui para que alguns dos sintomas desses distúrbios não sejam refletidas sobre a pele em forma, por exemplo, de feios grãos ou similares. Em outras palavras, a espelta ajuda para que sua pele fique muito mais bonita.

Artem Furman || Shutterstock

Artem Furman || Shutterstock


Se a espelta ainda não entra dentro de sua dieta diária, o que espera para criá-lo? Este cereal é também muito benéfico para seu organismo e tu não desperdiçar a oportunidade de desfrutar de suas propriedades. Seu corpo irá agradecer-lhe. Inclui em sua dieta o cereal de moda!


Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *