Alimentos ácidos e alcalinos

O organismo precisa consumir alimentos ácidos e alcalinos para manter um estado de saúde ideal, entre os alimentos ácidos encontram-se as carnes vermelhas, ovos, laticínios, etc., entre os alcalinos tem: frutas, verduras, entre outros.


É importante que exista um equilíbrio entre os alimentos ácidos e alcalinos, já que ambos são necessários para o organismo e por isso não devem faltar na alimentação.


O consumo de alimentos ácidos e alcalinos, ajudará a manter um pH equilibrado no corpo (7,4) o que é o ideal, os maus hábitos alimentares, poluição, fatores externos, etc., chegam a acidificar o corpo, alterando o pH do sangue e desequilibrando o organismo.


O que são os alimentos ácidos?


São alimentos que contêm mais proteínas, isso porque os aminoácidos são ricos em enxofre e fósforo. Há que se lembrar que o consumo de proteína é necessário para um bom funcionamento do corpo. Geralmente, pensa-se que os alimentos ácidos são “maus” ou que prejudicam a saúde, claro está, como já mencionado, deve haver um equilíbrio e não se deve abusar desses alimentos. O que prejudica a saúde é não ter uma dieta equilibrada e ter maus hábitos, etc.


O que são os alimentos alcalinos?


São aqueles alimentos que ajudam a neutralizar os ácidos, o consumo destes ajudar o corpo a manter um pH neutro, já que estarão fornecendo os nutrientes necessários para o sangue.


alimentos ácidos e alcalinos de ph


Ácidos:



  • Café: o Café é uma das bebidas mais populares que foram ingeridos ao longo dos séculos. É um alimento ácido que traz polifenóis, cafeína (estimulante cerebral). Por sua grande quantidade de antioxidantes, pode chegar a prevenir doenças neurodegenerativas, recomenda-se seu consumo, mas de forma moderada.

  • Pão: é um alimento muito antigo, se consome o verdadeiro pão integral, seu cheiro forte e ácido, mas agradável.

  • Açúcar: branca e morena, recomenda-se seu uso de forma limitada.

  • Lácteos: tem havido controvérsia, se é que são ácidos ou alcalinos, porém são classificados neste grupo por seu alto teor de proteínas, mas, além disso, são ricos em cálcio e fósforo.

  • Ovo: aconselha-se consumir moderadamente, é um alimento que proporciona proteínas de alto valor biológico.

Alcalinos:



  • Aipo: contém fibras, vitaminas e minerais, alta percentagem de água. É uma excelente base alcalina para sucos e sopas.

  • Brócolis: é um dos vegetais que proporcionam uma maior quantidade de nutrientes não podem faltar na alimentação.

  • Pepino: tem 95% de água, é um alimento hidratante e antioxidante, fornece uma base alcalina.

  • Maçã: é uma fruta muito completa, tem nutrientes, antioxidantes, etc.

  • Abacate: fornece um alto conteúdo em ômegas, além disso, tem um alto conteúdo de nutrientes, antioxidantes, além de ser um potente alcalinizante.

Para manter um estado de saúde ideal é preciso levar uma saudável e equilibrada dieta, assim como qualquer atividade física, para hidratar o corpo. Há que se lembrar que é necessário incluir alimentos ácidos e alcalinos na dieta diária. Procurando um equilíbrio entre ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *