Alimentos Ricos Em Vitamina B1

A Vitamina B1, também conhecida como Tiamina, é um nutriente essencial que o corpo necessita para manter a correta função celular e, consequentemente, uma variedade de funções dos órgãos.


Uma deficiência de vitamina B1 conduz a uma degeneração do corpo, especialmente do sistema nervoso e circulatório, e eventualmente a morte.


Além disso, uma deficiência de vitamina B1 pode conduzir ao desenvolvimento de Beribéri e/ou da síndrome de Wernicke-korsakoff). Os sintomas de ambos incluem uma fadiga severa, e a degeneração do sistema cardiovascular, nervoso, muscular e digestivo.


Desconhece-Se sintomas de excesso de vitamina B1, e os estudos mostram que as quantidades absorvidas por cima do VD podem melhorar o funcionamento do cérebro.


O Valor Diário (VD) de vitamina B1 é de 1.4 mg


Aqui deixo uma lista com alimentos ricos em vitamina B1.


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1.- Peixe (Truta)


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100 gramas de Truta contêm 0.45 mg (28% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma porção (85 gr) de truta contém 0.35 mg (24% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Um bife (62 gr) de Truta contém 0.26 mg (18% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outros peixes ricos em Tiamina (% do VD por 82 gr):



  • Salmon (19% do VD).

  • Atum (16% do VD).

  • Sável (10% do VD).

  • Verde l (9% do VD).

2.- Porco


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100 gramas de Porco cotienen 1.12 mg (74% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma porção (85 gr) de Porco contém 0.95 mg (63% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma peça ( 283 gr) de Porco contém 2.66 mg (177% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outros cortes de porco, que são ricos em tiamina ( % do VD por 85 gramas):



  • Lombo (58% do VD).

  • Filé (57% do VD).

  • Costeletas (51% do VD).

3.- Nozes de Macadâmia


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100 gramas de nozes contêm 1.12 mg (47% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma xícara (132 g) de nozes contêm 0.94 mg (62% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma onça (28 g) de nozes contêm 0.2 mg (13% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outras nozes altas em Tiamina (% do VD por 28 gr):



  • Pistácios (13% do VD).

  • Castanha-do-Brasil (12% do VD).

  • Pecanas (9% do VD)

  • Caju (7% do VD).

4.- Sementes de Girassol


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100 gramas de sementes de girassol contêm 1.48 g (99% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma xícara (46 g) de sementes de girassol contêm 0.68 mg (45% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma onça (28 g) de sementes de girassol contêm 0.41 mg (28% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outras sementes com alto teor de vitamina B1 (% do VD por 28 gr):



  • Sementes de Gergelim (22% do VD).

  • Sementes de Chia (16% do VD).

  • Sementes de flor de abóbora (5% do VD).

5.- Pão ( trigo)


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100 gramas de pão contém de 0,47 mg (31% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma fatia de pão ( 29 g) contém 0.14 mg (9% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma onça (28 gramas) de pão contém 0.12 mg (9% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outros pães com alto conteúdo de Vitamina B1 (% do VD pro fatia):



  • Pão de Trigo para Bagel (26% do VD).

  • Pão Muffin Inglês (16% do VD).

  • Pão de Centeio (9% do VD).

6.- Chicharos


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100 gramas de chicharos contêm 0.28 mg (19% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma Xícara (160 g) de chicharos contêm 0.45 mg (30% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Meia Xícara ( 80 g) de chicharos contêm 0.23 mg (15 do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


7.- Abóbora de Bolota Preta


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100 gramas de Abóbora de Bolota contém 0.17 mg (11% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


1 copo em cubos(205 gr) de abóbora de bolota contém 0.34 mg (23% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


1 xícara triturada (245 gr) de abóbora de bolota contém 0.25 mg (16% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outras Abóboras altas em tiamina (% do VD por um copo com abóboras em cubos, cozida):


Abóbora Manteiga (10% do VD)


Abóbora Hubbart (10% do VD).


8.- Espargos (Cozidos)


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100 gramas de aspargos contêm 0.16 mg (11% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Meia xícara ( 90 g) de aspargos contém 0.15 mg (10% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


4 Tiras de Pregos (60 gr) contêm 0.10 mg (6% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outras Formas de Espargos (% do VD):



  • ½ Xícara de Aspargos em conserva (5 % do VD)

  • ½ Xícara de aspargos frescos, congelados (4% do VD).

9.- Feijão de Soja


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100 gramas de grãos de soja contêm 0.43 mg (28% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma xícara (93 gr) de grãos de soja contém 0.40 mg (26% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma porção (28 g) de feijão de soja contém 0.12 mg (6% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


10.- Feijão Branco


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100 gramas de feijão contêm 0.24 mg (16% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Uma xícara de feijão (182 gr) contêm 0.43 mg (29% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


½ Xícara de feijão (91 gr) contém 0.22 mg (15% do VD) de vitamina B1 ou Tiamina.


Outros grãos ricos em tiamina:



  • Feijão rosas (29% do VD).

  • Feijão preto (28% do VD).

  • Feijão de Soja Verde (22% do VD).

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