Alimentos Ricos em vitamina B3

A vitamina B3, ou niacina é uma vitamina essencial que o corpo precisa para processar a gordura do corpo, diminui os níveis de colesterol no sangue e regula os níveis de açúcar no sangue.


Uma deficiência de niacina pode causar pelagra, uma condição que causa diarreia, demência, inflamação da boca, perda de memória, delírio e se não se trata, pode causar a morte.


Uma pequena deficiência de niacina pode causar irritabilidade, pouca concentração, ansiedade, fadiga, agitação, apatia e depressão.


A niacina é uma vitamina solúvel em água e é regulada pelo corpo humano, assim que uma overdose de niacina é rara, e só acontece quando a niacina é consumida por suplementos.


Quando existe uma overdose de niacina observam-se erupções na pele, pele seca, e algumas doenças estomacais.


Uma overdose em longos período de tempo pode causar danos no fígado, elevar os níveis de açúcar no sangue e diabetes tipo 2, além de aumentar os riscos de defeitos na gravidez.


O valor diário de niacina é de 20 mg


Aqui você anexo uma lista de alimentos ricos em Vitamina B3, ou niacina:


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1.- Peixe (Atum de Barbatana Amarela)


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100 Gramas de Atum de Barbatana Amarela fornecem 22.1 mg (110% do VD) de vitamina B3.


85 gramas de Atum de Barbatana Amarela fornecem 18.8 mg (94% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de 28 gamos de Atum de Barbatana Amarela fornece 6.3 mg (31% do VD) de vitamina B3.


Outros peixes ricos em Niacina ( % do VD por 28 gramas cozidas):



  • Atum (80% do VD).

  • Verde l ( 45% do VD)

  • Atum Vermelho (45% do VD).

  • Salmão (43% do VD)

  • Peixe-Espada (39% do VD).

  • Halibut (34% do VD).

3.- Porco (Cozido)


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100 Gramas de Porco fornecem 10.9 mg (54% do VD) de vitamina B3.


85 gramas de Porco fornecem 9.2 mg (46% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Porco (142 gamos) fornece 15.4 mg (77% do VD) de vitamina B3.


4.- Fígado de ovelha


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100 Gramas de Fígado de ovelha fornecem 16.7 mg (83% do VD) de vitamina B3.


85 gramas de Fígado de ovelha fornecem 14.2 mg (71% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Fígado de ovelha (332 gamos) fornece 53.7 mg (269% do VD) de vitamina B3.


Outros fígados (de outros animais) que são ricos em niacina ( % do VD por 28 gramas):



  • Vaca (75% do VD).

  • Vitela ( 61% do VD).

  • Frango (57% do VD).

  • Porco (36% do VD).

5.- Cacahuates (Torradas)


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100 Gramas de Cacahuates fornecem 13.8 mg (69% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara (144 gramas) de Cacahuates fornecem 19.9 mg (100% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Cacahuates (28 gamos) fornece 3.9 mg (19% do VD) de vitamina B3.


Os cacahuates contêm 168 calorias por 28 gramas.


6.- Carne de Res


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100 Gramas de Carne fornecem 9.0 mg (45% do VD) de vitamina B3.


85 gramas de Carne fornecem 7.6 mg (39% do VD) de vitamina B3.


Uma libra de Carne (454 gamos) fornece 41.0 mg (205% VD) de vitamina B3.


Alguns cortes de Carne que variam a sua proporção de niacina (% do VD por 28 gramas) são:



  • Sirloin (38% do VD)

  • Filé (37% do VD).

  • Lombo (36% do VD).

7.- Cogumelos Portobello (Cozidos)



100 Gramas de Cogumelos Portobello fornecem 6.3 mg (31% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara (121 gramas) de Cogumelos Portobello fornecem 7.6 mg (38% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara de Cogumelos Portobello crus (86 gamos) fornece 3.9 mg (19% do VD) de vitamina B3.


Outros fungos com altos níveis de niacina ( % do VD por copo, cortados):



  • Cogumelos cozidos (35% do VD)

  • Cogumelos Ostra Crua (21% do VD).

  • Cogumelos Chanterelle crus (11% do VD).

8.- Chicharos (Frescos)



100 Gramas de Chicharos fornecem 2.1 mg (10% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara (145 gramas) de Chicharos fornecem 3.0 mg (15% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Chicharos (160 gamos) fornece 3.2 mg (16% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara de chicharos congelados contém 12% do VD.


Uma xícara de chicharos em lata contém 8% do VD.


9.- Sementes de Girassóis



100 Gramas de Sementes de Girassóis fornecem 8.3 mg (42% do VD) de vitamina B3.


Uma xícara (140 gramas) de Sementes de Girassóis fornecem 11.7 mg (58% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Sementes de Girassóis (28 gamos) fornece 2.3 mg (12% do VD) de vitamina B3.


Outras sementes altas em niacina (% do VD por 28 gramas):



  • Sementes de Chia (12% do VD)

  • Sementes de Gergelim (8% do VD)

  • Sementes de Abóbora (7% do VD).

10.- Abacate (Frescos)



100 Gramas de Abacate fornecem 1.7 mg (9% do VD) de vitamina B3.


Um copo (150 gramas) de Abacate fornecem 2.3 mg (13% do VD) de vitamina B3.


Uma porção de Abacate (28 gamos) fornece 3.5 mg (17% do VD) de vitamina B3.


Meio abacate contém apenas 160 calorias.

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