Alimentos Ricos Em Vitamina B5

A vitamina B5, também conhecida como Ácido Pantoténico, é uma vitamina essencial que o corpo necessita para o processo celular e para dar-lhe um ótimo manutenção células de gordura.


Uma deficiência de vitamina B5 é rara, no entanto, quando se apresenta na forma de irritabilidade, fadiga, apatia, dormência, parestesia e possível cãibras musculares.


Também uma falta de vitamina B5 pode incrementar uma maior sensibilidade à insulina ou hipoglicemia.


A vitamina B5 ou Ácido Pantoténico é uma vitamina solúvel em água que está bem regulada pelo corpo, pelo que ter uma overdose de vitamina B5 são raras, mas podem ocorrer, e se apresenta na forma de distúrbios digestivos leves ou diarreia.


O valor Diário de vitamina B5 é de 10 mg por dia.


Aqui você Anexo uma lista de Alimentos Ricos Em Vitamina B5


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1.- Cogumelos Shiitakes (cozidos)


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100 Gramas de Cogumelos Shiitakes contêm 3.59 mg (34% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma xícara (145 gr) contêm 5.21 mg (52% do VD) de Ácido Pantoténico.


4 Cogumelos Shiitakes (72 gr) contêm 2.59 mg (26% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros fungos que são ricos em ácido Pantoténico são:



  • Cogumelos Brancos (34% do VD).

  • Portobellos (15% do VD).

  • Cogumelos Cafés (11% do VD).

  • Cogumelo Ostra (11 % do VD).

  • Cogumelos Chanterelle ( 6% do VD).

2.- Queijo Gjetost


Queijo-Gjetost


34100 gramas de queijo Gjetost contêm 3.35 mg (% VD) de Ácido Pantoténico.


Um pacote (227 gramas) de queijo Gjetost contém 7.61 mg (76% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma onça (28 gramas) de queijo Gjetost Contêm 0.94 mg (9% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros queijos ricos em Ácido Pantoténico (% do VD por 28 gramas).



  • Roquefort ( 5% do VD).

  • Blue Cheese (5% do VD).

  • Camembert (4% do VD).

  • Feta (3% do VD).

3.- Trutas (Óleo de Peixe).


peixe


100 gramas de trutas contêm 2.24 mg (22% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um filé de truta (62 g) contém 1.38 mg (14% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (85 gr) contêm 1.90 mg (19% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros peixes ricos em ácido pantoténico ( % do VD por 85 gr de peixe cozido):



  • A truta Arco-íris (17% do VD.

  • Salmão ( 16% do VD).

  • Salmão Criado (13% do VD).

  • Atum (12% do VD).

4.- Abacates


propriedades do abacate


100 gramas de abacate contém 1.46 mg (15% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma xícara de purê de abacate (62 g) contém 3.37 mg (34% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um abacate (136 g) contém 1.99 mg (20% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um abacate contém 113 calorias e apenas 1.4 gramas de gordura saturada


5.- Ovos


ovo-quebrado


100 gramas de Ovo contém 1.53 mg (15% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um ovo contém (50 g) contém 0.77 mg (8% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um ovo cozido (50 g) contém 0.7 mg (7% do VD) de ácido Pantoténico.


Outros ovos ricos em Ácido Pantoténico ( % do VD por ovo cru):



  • De Avestruz (25% do VD).

  • De Peru (15% do VD).

  • Pato (13% do VD).

  • De Codorna ( 2% do VD).

6.- Porco (corte Sirloin)


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100 gramas de porco contendo 1.65 mg (17% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (638 gr) contêm 10.55 mg (106% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (85 g) contém 1.41 mg (14% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros cortes de porco que contêm Altas taxas de Ácido Pantoténico (% do VD por 85 gr):



  • Costelas (14% do VD).

  • Lombo (12% do VD).

  • Carne Moída (7% do VD).

7.- Carne de Res


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100 gramas de carne contendo 1.61 mg (16% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma peça (182 gr de carne contêm 2.93 mg (29% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (85 g) de carne contêm 1.37 mg (14% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros cortes de carne ricos em ácido Pantoténico (% do VD por 85 gr).



  • Costelas de Novilho (12% do VD).

  • Corte Sirloin De vitelo (11% do VD).

  • Filé (12% do VD).

8.- Frango & Peru ( Pés de Galinha)


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100 gramas de Frango contêm 1.32 mg (13 % do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma perna de frango (42 g) contém 0.55 mg (6% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (85 g) contém 1.12 mg (11% do VD) de Ácido Pantoténico.


Outros cortes de frango ricos em ácido Pantoténico (% do VD por 85 gr).



  • Coxa de Frango (11% do VD).

  • Musco de Peru (10% do VD).

  • Peito de Frango (9% do VD).

  • Peito de Peru (8% do VD).

9.- Sementes de Girassol


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100 gramas de Semente de Girassol contêm 1.32 mg (13% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma xícara (134 gr) de sementes de girassol contêm 9.46 mg (95% do VD) de Ácido Pantoténico.


Uma porção (28 g) de sementes de girassol contêm 1.98 mg (20% do VD) de Ácido Pantoténico.


10.- Inhame Cozido


batata-doce


100 gramas de batata-doce contêm 0.88 mg (9% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um copo (200 gr) contém 1.77 mg (18% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um inhame (114 g) contêm 1.01 mg (10% do VD) de Ácido Pantoténico.


Um inhame médio contém 103 calorias e menos de 0,2 g de gordura.

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