Alimentos sem carboidratos

Entre os alimentos sem hidratos de carbono, estão: as carnes magras, em seu estado natural, como a de vaca, porco, cordeiro, frango, peixe, frutos do mar, ovo. Algumas frutas e vegetais fornecem uma quantidade muito baixa de carboidratos, mas para a maioria deles, é um dos macronutrientes que mais contêm.


Os alimentos sem conteúdo de hidratos de carbono, principalmente, são recomendados, para que se somem em uma dieta baixa em este nutriente, dietas que são muito comuns para a perda de peso, menus são muito bem estruturados, que exigem uma preparação adequada.


Como Hidratos de carbono ou hidratos de carbono?


Também conhecidos como hidratos de carbono, este nutriente é um dos que mais abundam em alimentos, e geralmente é o mais condenado, acima de tudo, se você quer iniciar um plano de dieta ou programa para perder peso, mas se você quer diminuir a sua ingestão e/ou exorcismo da dieta diária, há certos alimentos que não contêm, ou o têm em pouca quantidade, a lista não é muito longa, mas se é possível ingerir alimentos sem hidratos de carbono.


No entanto, é importante lembrar que este nutriente é muito útil e necessário para o bom funcionamento do organismo, já que não fornece calorias, mas também é necessário para vários processos, fornece energia para o cérebro, sistema nervoso e o corpo. É essencial para equilibrar uma dieta saudável.


Os hidratos de carbono são o combustível diário para as células do corpo humano. E são encontrados em quase todos os alimentos que diariamente ingerimos, é muito comum encontrá-lo em: frutas, cereais, legumes. E silva consumir os complexos (que são de fácil assimilação para o organismo, é dizer que os pode digerir melhor). Quando se consomem carboidratos em excesso, especialmente açúcar, o corpo não converte em gordura, fazendo aumentar de peso e/ou aumenta a concentração de triglicerídeos do sangue.


Dietas baixas em carboidratos:


As dietas baixas em hidratos de carbono ou hidratos de carbono, são muito populares, como uma das formas para perder peso rápido, sendo esta rica alta em proteínas. Há muita controvérsia em torno deste tipo de dieta, alguns especialistas asseguram que podem ser prejudiciais para a saúde, enquanto que outros sugerem que não causa danos ao organismo. O que fica claro, é que, ao eliminar os alimentos sem hidratos de carbono da alimentação diária, o corpo não terá essa fonte de energia, o que fará com que entre em um estado de catabolismo, ou seja, que o corpo vai se tornar a massa muscular em fonte de energia, ao não estar presente essa fonte, por meio de alimentos com hidratos de carbono.


Se optar por este tipo de alimentação, é necessário receber a orientação de um nutricionista e/ou médico especialista, que projete um plano completo, já que, se o organismo por tempo prolongado não tem hidratos de carbono como fonte de energia, o corpo pode ir sofrendo alguns efeitos colaterais, podendo provocar fadiga, irritabilidade, fraqueza, etc., portanto, é que este tipo de dieta pode ser embaladas de forma adequada com o tempo certo, assessoria adequada.


Veja também:


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Alimentos sem hidratos de carbono:


Como mencionado, a maioria dos alimentos, contêm ou acrescentam ainda que seja em quantidade mínima hidratos de carbono, no entanto, se é possível consumir alimentos que não contenham. Alguns deles são:


Carnes magras:


Frango


A carne de frango, é uma das carnes mais consumidas e apreciadas por seu valor animais não vacinados, além de que é muito versátil para ser cozido. É uma das favoritas para ser adicionado em dietas para controle de peso ou para perdê-lo, mas você deve escolher as peças certas, sugiriéndose filé de frango sem pele. Dentro de suas propriedades nutritivas, destaca-se: ser uma das carnes mais baixas em purinas, baixa em gorduras, não contém hidratos de carbono, e é uma boa fonte de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Os especialistas recomendam o seu consumo na dieta diária, mas sem exceder quatro vezes por semana.


Cordeiro:


A carne de cordeiro tem muitas propriedades, além de que não fornece hidratos de carbono, em troca, fornece proteínas de alto valor biológico, gorduras, é também uma boa fonte de minerais como: fósforo, ferro, zinco e vitamina B12, B6, É uma das carnes mais usadas na preparação de pratos mediterrânicos, cozinha Índia, Argentina, etc. Algo importante mencionar sobre a carne de cordeiro, é que apesar de que não é uma fonte de hidratos de carbono, e que é rica em nutrientes, também o é em gorduras saturadas, o que não é conveniente comer, se você tem uma dieta para emagrecer, e/ou também quando se sofre de doenças do coração.


Porco:


Apesar, de que geralmente se pensa que é prejudicial ou má para ser consumida, este tipo de carne vermelha, é uma boa fonte de proteínas completas, ferro, o corpo pode digerir facilmente, também é abundante em vitamina K), fósforo, cobre, selénio, potássio e zinco, minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Não forneça hidratos de carbono. Apesar que contém diversas propriedades, se você tem excesso de peso ou obesidade, é necessário consumi-la em pouca proporção. Não recomenda-se tomá-la duas vezes por semana.


Res:


A carne de bovino, é também uma das mais apreciadas, e pela sua composição, é um alimento altamente nutritivo. Mas isso vai depender de como se dá, recomenda-se que seja magra, por exemplo, se consome carne de vitela, esta contribui com menos gordura. É considerada uma das carnes, que pode ser mais aproveitada do que outras, até mesmo de peru, frango, porco, peixe. Não forneça hidratos de carbono, no entanto, se as proteínas, vitaminas B3, B6 e K, além de zinco, fósforo, selénio. A quantidade de consumo recomendada é até duas vezes por semana, no máximo.


Salmão:


O salmão é um peixe azul ou conhecido como gordo. Seu teor de gordura é rica em Omega 3, que é muito benéfica para reduzir os níveis de colesterol, triglicerídeos. Os especialistas em saúde recomendam o seu consumo habitual, já que, além de ser uma excelente fonte de proteínas, gorduras boas, fornece vários benefícios para melhorar e manter a saúde do organismo. Não forneça hidratos de carbono, em vez disso, ele vitaminas do grupo B, como a B2, B3, B6, B9, B12. Além de vitaminas A e D. Este peixe é rico em magnésio e iodo. Sugere-Se consumir 400grs de este peixe por semana.


Peru:


É um dos pratos preferidos nesta época, e provavelmente em todo o ano não seja consumido com regularidade, mas se seus produtos derivados, como presunto, peito, roule, blanquet, etc. é baixa em calorias e rica em proteínas de alto valor biológico, é boa fonte de Vitamina B3, ferro, fósforo, potássio., e em tirosina (aminoácido que eleva concentração cerebral) não fornece hidratos de carbono. Seu consumo é altamente recomendável substituir as carnes vermelhas, e foi sugerido incluir na dieta até três vezes por semana.


Outras carnes que não contêm hidratos de carbono…


Frutos do mar: caranguejo, camarão, lagosta


Moluscos: amêijoas, ostras


Pato


Ganso


Truta


Linguado


Ovo:


O ovo é uma das melhores fontes de proteína completa, que contém os oito aminoácidos essenciais, além de que fornece quantidades apreciáveis de zinco, selénio, vitaminas A, D, e, não forneça hidratos de carbono, mas, em contrapartida, é muito rico em vitaminas, minerais, proteína. Sugere-Se que uma pessoa saudável pode chegar a consumir até quatro ovos por semana. Quando alguém que você deseja cuidar o aporte de colesterol, aconselha-se a apenas duas peças por semana. Outra recomendação é consumir apenas as claras de ovo.


Azeite de oliva:


Do ponto de vista nutritivo, é um dos óleos mais apreciados por suas propriedades saudáveis, é rico em Vitamina E, pró-vitamina A, fitoesteróis, antioxidantes, ácidos gordos essenciais. Cuidado ao organismo, por todos os benefícios que oferece para a sua saúde, tanto interna como externa. Aconselha-Se usá-lo de forma habitual. Este tipo de óleo é livre de hidratos de carbono.


Café:


É uma das bebidas mais ricas e populares em todo o mundo. E seu sabor é único, dependendo de onde se obtêm os grãos, o seu consumo moderado de vinho pode chegar a ser muito benéfico para a prevenção e a desenvolver doenças. O café é muito pobre em nutrientes, não forneça hidratos de carbono (recém-preparado, o instantâneo se contém carboidratos), no entanto, contém substâncias que podem ser muito bem aproveitadas pelo organismo, como os lifenoles, cafeína, antioxidantes.


Outros alimentos que são livres de hidratos de carbono…



  • Cos

  • Alcaparras

  • Azeitonas

  • Tomilho fresco

  • Alecrim fresco

A maioria dos vegetais trazem, mesmo que seja em quantidade mínima hidratos de carbono, mas esses que foram mencionados, são livres desse nutriente.


Os óleos de cozinha não fornecem hidratos de carbono, como: milho, girassol, soja, canola


Lácteos: manteiga, queijos como o parmesão, cheddar, brie, entre outros, podem estar livres de hidratos de carbono, mas isso depende do processo que tenham sido submetidos para a sua elaboração.


Os chás ou infusões, como chá preto, verde, branco, são livres de hidratos de carbono, algumas bebidas alcoólicas são livres também para este nutriente.

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